fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

Importância da saúde bucal na gravidez

É comum encontrar gestantes com algum tipo de problema bucal, por isso recomenda-se investir na escovação, em uma dieta adequada eacompanhamento odontológico.

* Muitos problemas bucais desta fase são provocados pela carência de cálcio nadieta materna, o que causa enfraquecimento dos dentes. Por isso recomenda-se a ingestão de cálcio durante a gravidez e, se necessário, suplementação do mineral.

* Uma boa saúde bucal pode evitar outros tipos de problemas para a gestante, como o nascimento prematuro. Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre problemas gengivais e o nascimento de bebês prematuros e abaixo do peso normal.

* A gengivite e outras infecções bucais levam o corpo a produzir maior quantidade de prostaglandinas, substâncias que causam contrações no útero e podem antecipar o nascimento do bebê.

* A alteração dos hormônios na gravidez altera as fibras da gengiva, facilitando o acesso de bactérias que provocam gengivite. Um dos sintomas mais comuns dessa doença é um sangramento intenso e espontâneo durante a escovação.

* Mantendo os dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, pode-se reduzir significativamente ou evitar a gengivite durante a gravidez. E além disso, recomenda-se substituir doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.

* Comuns no primeiro trimestre, os vômitos deixam a boca mais ácida, o que pode prejudicar o esmalte dos dentes. É necessário fazer bochechos com água ou enxaguantes bucais para promover a higienização.

* Se a gravidez for programada, a futura mãe deve passar por uma avaliação prévia para se informar quanto aos cuidados para prevenir problemas durante a gestação.