fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

Será que a cárie pode ser transmitida através do beijo?

blog-image

Carnaval está chegando e, com ele, também surgem preocupações com as doenças e problemas decorrentes da aglomeração de pessoas. Uma delas é com relação ao contato físico mais próximo, com desconhecidos, sobretudo com relação ao beijo. Muitas pessoas não sabem, mas, na boca, circulam mais de 700 espécies de bactérias. Isso mesmo: 700! Dentre esses micro-organismos, alguns são cariogênicas (que provoca cárie dentária), como é o caso do Streptoccocus mutans.

Com esta exposição, as chances de desenvolvimento de cáries são maiores. E como não é possível saber se o parceiro tem ou não o microorganismo, é importante se atentar ao hábito da boa higienização bucal, além de recorrer aos especialistas da área, com certa frequência. Também é importante salientar, que além da troca de bactérias que ocorre através do beijo em adultos, o mesmo ocorre em bebês. Isso porque muitas mães têm o costume de dar ‘selinhos’ na boca da criança, aumentando o risco de transmissão de bactérias, através da saliva. 

Fio dental e enxaguantes também podem ajudar a proteger os dentes de possíveis cáries. Outra recomendação importante de especialistas da área é o hábito de trocar a escova de dente a cada três meses. Sigam as dicas e tenha uma boa festa!

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios