fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

O que são aftas e como lidar com elas?

blog-image
Elas podem ser pequenas, grandes, com coloração branca ou amarela. Independentemente do formato, as aftas provocam incômodo e dor, principalmente quando ocorre o contato com alimentos. Na maioria das vezes, elas aparecem na língua ou na parte interna dos lábios e bochechas. A duração dessas lesões, geralmente, costuma ser de uma a duas semanas, desaparecendo de forma voluntária.

As causas do problema podem ser várias, como queda de imunidade, excesso de alimentos e bebidas ácidas, estresse, tabagismo, alergias, fatores genéticos, disfunções hormonais, mordidas na língua ou bochechas etc. Para amenizar a dor, é recomendável mastigar lentamente, fazer uso de enxaguantes bucais com clorexidina por uns quatro dias, uma vez ao dia; e escovar os dentes e a língua devagar. 

 Caso o problema persista e seja acompanhado de febre, perda de apetite e cansaço, você deve buscar orientação imediata de um dentista para que a boca seja examinada. Nestes casos, o profissional pode recomentar uso de pomadas analgésicas ou, até mesmo, encaminhar o paciente para outra especialidade, já que a afta também pode ser uma consequência de outros problemas no organismo, como gastrite.

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios