fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

Você sabia que a higienização completa pode prevenir a perda óssea dentária?

blog-image
Talvez você nunca deva ter escutado falar sobre perda óssea dentária, mas, se ouviu, não deve conhecer exatamente do que se trata. Então, resolvemos explicar tudo o que é importante saber para evitar esse problema. O primeiro passo é entender como é composto o dente e saber a sua composição. Temos a coroa, que é a parte branca que facilmente enxergamos, e a raiz, que fica protegida pelo tecido ósseo alveolar e pela gengiva. Agora, vamos focar neste tecido ósseo alveolar, que é o responsável por garantir a sustentação do dente e a resistência do mesmo, ao longo da mastigação. Com a perda óssea, esse suporte fica fragilizado, acarretando em problemas sérios aos pacientes.

Muito comum em idosos, a perda óssea dentária tem relação direta com a degeneração natural devido à idade avançada. Porém, embora menos recorrente, o problema pode atingir também o público mais jovem. As principais consequências disso, independentemente da faixa-etária, podem ser: problemas estéticos, devido à movimentação dos dentes; alterações na mastigação e até mesmo na fala, podendo ocorrer ainda sangramento na região, hipersensibilidade e aumento das chances de cárie.

A melhor forma de prevenção é a higienização adequada dos dentes, já que, sem ela, a região fica mais suscetível ao surgimento de bactérias. A escovação completa e uma avaliação regular com especialistas da área em centros de referência, podem ajudar a detectar mais rapidamente o problema. Já o tratamento, depende da gravidade da situação, podendo ser uma simples descontaminação da área afetada, ou até mesmo uma reconstrução óssea - o que deverá ser cuidadosamente analisado por um dentista.

 

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios